INFORMAÇÕES

A IV SEMANA DE EDUCAÇÃO DA UFPI/CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO é uma iniciava do Departamento de Ciências Sociais, da Educação e Desporto e da Coordenação do Curso de Pedagogia e se propõe a promover espaços e processos dialógicos que envolvam os profissionais e as profissionais da educação em torno dos desafios contemporâneos da formação humana, considerando o contexto e os impactos das transformações socioeconômicos e culturais atuais sobre a educação no Brasil e, de modo especial, no Estado do Piauí, tanto no âmbito da cidade como no âmbito do campo.

Apresentamos pelo menos três razões que nos levam a realizar este evento: 
1) o impacto das transformações socioeconômicas e culturais contemporâneas sobre a educação, ampliando seus sentidos e significados, processo acompanhado da necessidade de disseminação e internalização de (novos) saberes e modos de ação, bem como da acentuação do poder pedagógico de vários agentes educativos; 
2) constatação, em nossas pesquisas, de um conjunto de transformações e tensões que afetaram e afetam a formação e a atuação dos educadores e das educadoras, na dimensão de sua institucionalidade e de sua práxis; 
3) o desafio e a urgência de (re) pensar a formação humana no contexto da contemporaneidade, considerando os problemas educacionais e pedagógicos decorrentes da instabilidade e pluralidade do universo formativo. A IV Semana Pedagógica insere-se, pois, em um contexto no qual as ciências humanas são impactadas pela ambiguidade das condições históricas, ao produzirem ambivalências de sentidos de mundo e cultura na tensão entre “livre criatividade” e “regulação normativa”. São dois elementos distintos da “ideia compósita de ‘cultura’, que significa tanto inventar quanto preservar; descontinuidade e prosseguimento; novidade e tradição; rotina e quebra de padrões; seguir normas e transcendê-las; o ímpar e o regular; a mudança e a monotonia da reprodução; o inesperado e o previsível” (BAUMAN, 2012, p. 18). A ressonância das transformações ocorridas na humanidade determina a urgência e a profundidade de revisões e reformulações no campo educativo, para atender as novas demandas da contemporaneidade, principalmente no que concerne à formação de sujeitos plurais, críticos, criativos e comprometidos com o contexto social e mundial. 
Considerando o contexto assinalado, o evento propõe como tema central Diálogos em educação e em formação humana: desafios contemporâneos, a partir do qual buscamos articular os seguintes eixos temáticos: Educação, Prática Docente e Interculturalidade; Educação, Escola e Formação Cidadã; Formação humana, Trabalho e Emancipação; Educação, Fracasso Escolar e Políticas de Inclusão; Atualidade e Atualização da Pedagogia e Formação de Professor e Trabalho Docente. Desse modo, acreditamos que o evento torna-se pertinente e coloca no centro das discussões teórico-práticas os desafios apresentados pela conjuntura e pelo novo e plural universo formativo.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Dr. Osmar Rufno Braga
Prof. Dr. Samuel Pires Melo
Prof. Dr. Fauston Negreiros
Prof.ª Dra. Luciana Matias Cavalcante
Representante do Centro Acadêmico de Pedagogia – Thalita Penido
Represente Discente no Departamento de Ciências Sociais, da Educação e Desporto  – Jullyane Frazão
Representante Discente no Colegiado do Curso de Pedagogia  – André Oliveira

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof.ª Dra. Luciana Matias Cavalcante (UFPI)
Prof. Dr. Samuel Pires Melo (UFPI)
Prof. Dr. Fauston Negreiros (UFPI)
Prof.ª MSc. Edmara de Castro Pinto (UFPI)
Prof.ª Dra.. Gilvana Pessoa de Oliveira (UFPI)
Prof. Dr. Osmar Rufino Braga (UFPI)
Prof.ª  Dra. Elieide Nascimento Silva
Prof.  MSc. Cleidivan Alves dos Santos
Prof.ª Drª. Tânia Serra Azul Machado Bezerra (UECE)
Prof. Dr. João Batista Figueiredo (UFC)
Prof.ª Dra. Renata Cristina da Cunha (UESPI)
Prof.ª MSc. Marlinda Pessoa Araújo (Maurício de Nassau)
Prof.ª Dra. Patrícia Freitas de Lemos (UFPI)
Prof.ª Dra. Magna Coeli Sousa e Silva Galas (UFPI)
Prof.ª Dra. Sandra Haydée Petit (UFC)
Prof. MSc. Lucivando Ribeiro Martins (UFPI)
Prof.ª MSc. Marly Macedo
Prof.ª MSc. Clóris Violeta Alves Lopes
Prof. MSc. Élido Santiago da Silva
Profª. Dra. Maria José Albuquerque e Silva
Prof. Dr. Roberto Kennedy Gomes Franco (UNILAB)
Prof.ª Dra. Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari (UFPI)
Profª MSc. Ana Paula Freitas da Cunha
Profª MSc. Fabrícia Pereira Teles
Profª Dra. Maria Ozita de Araújo Albuquerque

Profª Dra. Valdirene Gomes de Sousa
Profª MSc. Racilda Maria Nóbrega Ferreira
Profª. MSc. Camilla Rocha da Silva
Profª MSc. Alexandra Maiato
Profª MSc. Ana Luiza Salgado Cunha
Profª MSc. Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares

MESAS DE DEBATE

Mesa 1:
Educação, Prática Docente e Interculturalidade
Debatedores (as): Prof.ª Dra. Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari (UFPI), Prof.ª Dra. Gilvana Pessoa de Oliveira (UFPI), Prof. MSc. Lucivando Martins (UFPI) 

Mesa 2: Educação, Escola e Formação Cidadã  
Debatedores (as): Prof. Dr. Samuel Pires Melo (UFPI), Prof. Esp. Maria Sueli Lopes da Silva e MSc. Alessandra Sávia da Costa Masullo (UFC)

Mesa 3: Formação humana, Trabalho e Emancipação
Debatedores (as): Prof.ª Dra. Tania Serra Azul Machado Bezerra (UECE), Prof. MSc. Océlio Jackson Braga (UFPI) e  Prof. Dr. Roberto Kennedy Gomes Franco (UNILAB)

Mesa 4: Educação, Fracasso Escolar e Políticas de Inclusão
Debatedores (as): Prof. Dr. Fauston Negreiros (UFPI), Prof. Esp. Francélio Carvalho de Araújo (UFPI)
Porf.ª Dra. Magna Coeli de Sousa e S. Galas (UFPI)

Mesa 5: Atualidade e atualização da Pedagogia 
Debatedores (as): Prof. Dr. João Batista Figueiredo (UFC), Prof. Dr. Osmar Rufino Braga  (UFPI) e Profa. MSc. Marlinda Pessoa Araújo (Faculdade Maurício de Nassau)

Mesa 6: Formação de Professor e Trabalho Docente
Debatedores (as): Profa. Dra. Renata Cristina da Cunha (UESPI),  Prof. MSc. Cleidivan Alves dos Santos (UFPI), Prof.ª MSc. Maria de Jesus Marques Silva (UESPI).

Mesa 7: Juventudes, Cultura e Formação
Debetadoras:  Prof.ª Dra. Celecina de Maria Veras Sales (UFC), Prof.ª Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad (UFPI) e Prof.ª Dra. Kelma Socorro Lopes de Matos (UFC).

GRUPOS DE TRABALHO (GTs)

GT 1:Educação, Prática Docente e Interculturalidade

Contextos e reflexões sobre a didática e sua relação com o multiculturalismo; o lugar da diferença (etnicorracial, gênero, sexual, sociocultural, etc.) no contexto escolar e nas práticas pedagógicas. 


GT 2: Educação, Escola e Formação Cidadã

Limites, possibilidades e desafios da cidadania no Brasil; Concepções, práticas de cidadania, inclusão social e contextos educativos; papel da educação na formação política e cidadã.

GT 3: Formação humana, Trabalho e Emancipação

Trabalho em sua dimensão alienante e precarizada, com ênfase no trabalho docente. Trabalho como princípio educativo, sua inserção nos currículos e espaços de formação.

GT 4: Educação, Fracasso Escolar e Políticas de Inclusão

Processo e práticas de integração e inclusão escolar; a inclusão no contexto da EJA; medicalização na educação formal; políticas e estratégicas de enfrentamento da exclusão e do fracasso escolar no contexto educacional brasileiro.

GT 5: Atualidade e atualização da Pedagogia

Contextos e demandas socioculturais e a formação de professores; identidade profissional do pedagogo e sua prática nos diferentes espaços educativos; o lugar da docência na formação do pedagogo.

GT 6: Formação de Professor e Trabalho Docente

Identificação e análise das diferentes concepções de formação, inicial e continuada e dos programas de formação desenvolvidos no Piauí e no Brasil. Estudo das concepções de valorização do magistério e seus desdobramentos na profissionalização docente. Contribuições de diferentes abordagens teóricas que discutem o trabalho e a profissão docente em suas especificidades e particularidades. Possibilidades de reflexão crítica e colaborativa em contextos de formação contínua.

GT 7: Juventudes, Cultura e Formação

 

Culturas juvenis no campo e na cidade. Formação em contextos educativos formais e não formais. Sentidos e significados das experiências vividas na escola. Diálogos intergeracionais nos processos de construção da identidade. Participação sociopolítica e protagonismo juvenil na sociedade.

 

OFICINAS

Oficina 1:
Recortando e reelaborando o ensino de frações no Ensino Fundamental
Ministrante: Prof.ª Dra. Elieide do Nascimento Silva
Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2015). Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí-Campus Ministro Reis Velloso. Membro do Grupo de Pesquisa FORMAR -UFPI. Linhas de Pesquisa: Educação Matemática, Práticas criativas, Formação de professor. Área de atuação: Didática da Matemática, Didática Geral, Didática da Alfabetização e Educação Infantil.

Oficina 2:
 Políticas das diferenças: o que a escola precisa aprender? 

Ministrante: Prof. MSc. Lucivando Martins
Mestre em educação na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Politicas Públicas e Educação pela Universidade Federal do Piauí. Licenciado no curso de Licenciatura em Pedagogia na mesma instituição. Atuo como membro do Observatório das Juventudes e Violências nas Escolas e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação, Gênero e Cidadania - NEPEGECI desenvolvendo estudos que tematizam sobre: Teoria Queer, Juventudes, Corpo, Sexualidades e Educação.

Oficina 3:
 Brincando se aprende Matemática

Ministrante: Prof.ª Dra. Maria Patrícia Freitas de Lemos (UFPI)
Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) com Estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa em Portugal, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) . Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, resolução de problemas, livro didático, formação de professores e tratamento da informação.

Oficina 4:
Educa a dor: sobre o cuidar na prática pedagógica

Ministrante: Prof. Esp. Pedro Victor Modesto Batista (UFPI)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2012) com Especialização em Saúde Pública com enfase em Saúde da Família pelo Centro Universitário Internacional de Curitiba - UNINTER (2014). Possui experiência em acompanhamento psicoterapêutico de adolescentes, adultos e idosos; na Politica Pública da Assistência Social no Centro de Referência da Assistência Social compondo a equipe técnica desse dispositivo nas ações de facilitação de grupos de mulheres, idosos e adolescentes, no acompanhamento familiar e visitas domiciliares, elaboração e execução de projetos, programas e serviços da assistência social. É professor do quadro provisório da Universidade Estadual do Piauí - UESPI e professor substituto no Curso de Bacharelado e Formação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Oficina 5:
Ecovida - educação para a sociedade sustentável
Ministrantes
- Vitória Vanessa da Silva Monteiro: Acadêmica do Curso de Pedagogia UFPI/CMRV, Estagiária do ICMBio, Coordenadora do Grupo Ecovida
- Fabrício Freitas dos Santos: Graduado em Pedagogia-UESPI,Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Internacional do Delta e Diretor de Marketing no Grupo Ecovida e Professor da Secretaria Municipal de Educação de Parnaíba (PI).
- Ana Sara Ferreira de Sousa: Licenciatura Plena em Ciências Biológicas-UESPI e Secretária do Grupo Ecovida.
- Andreia Cristina Sousa Oliveira: Acadêmica do 7º Período do Curso de Pedadgogia.

Oficina 6: A contação de história no contexto etnicorracial e a implementação da Lei 10.693/2003.
Ministrante: Sávia Augusta Oliviera Régis
Graduada em pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Seu trabalho monográfico refletiu sobre o que é ser negro e ser negra na percepção de crianças de uma escola pública de Fortaleza, tendo como caminho metodológico a sociopoética. Tem experiência com educação infantil, educação popular, arte e cultura. Mestranda da Faculdade de Educação da UFC, artista popular, contadora de histórias, gosta de cantar coco, ciranda, maracatu e afoxé com o grupo Maria das Vassouras e também de cantar com o grupo Samba pelo Samba.

Oficina 7: Teatro, corpo e ancestralidade: o encatamento africano na prática do ensino de teatro em sala de aula.
Ministrante: Francisco José da Silva Soares
Possui Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia(2015). Atualmente é Musico Percussionista do Grupo Musical Trem de Zion e Professor de Teatro do Instituto Dr. Rocha Lima. Tem experiência na área de Artes. Membro do Coletivo de Culturas Juvenis (CCJ-Fortaleza).

Oficina 8: O fenômeno Bullying no ambiente  escolar. 
Ministrante: Prof.ª Esp. Rosângela Brandão Marques
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Piauiense - FAP (2009). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Piauiense - FAP. Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Tem experiência na área de Educação e Pesquisa com ênfase nos seguintes temas: Educação Infantil; Avaliação; Ludicidade, dentre outros temas. Atualmente é professora substituta da Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Reis Velloso. 

Oficina 9: A brincadeira é de roda: o Coco, a Ciranda e outras brincadeiras no enfrentamento às violências e na produção de saberes da formação humana.
Ministrantes 1: Alessandra Sávia da Costa Masullo
Assistente Social, Educadora Popular, Mestra em Educação e pesquisadora do Núcleo de Africanidades Cearenses (NACE) da Universidade Federal do Ceará.
Ministrante 2: Pâmela Cristina de Almeida - Musicista, doutoranda em Humanidades e Artes e professora da Universidase Federal do Piauí.

Minicurso: Customização e Moda Alternativa- Planejamento
Ministrante: Designer Lissandra Falcão
Bacharelado em Design de Moda pela Faculdade Maurício de Nassau e monitora de moda.

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO NO EVENTO E INSCRIÇÕES

Você pode participar do evento como: 1) sem apresentação de trabalho, mas podendo participar das Mesas de Debate, GTs e Oficinas; 2) com trabalho, na modalidade oral e pôster. Alertamos que, ao fazer a sua inscrição com apresentação de trabalho (modalidade oral ou pôster), o envio do mesmo só será possível após o pagamento de sua inscrição. Nesse caso, não esqueça de indicar o GT no qual pretende apresentar trabalho. A indicação é feita no formulário (na página inial do site vá em INSCRIÇÃO). Atente para os seguintes prazos e categorias de participantes:

Prazo para inscrição com trabalho:  13/06 a 31/07/2016  
Prazo para exames dos trabalhos pela Comissão Científica: 01/08 a 06/08/2016
Data para divulgação dos trabalhos aprovados:  08/08/2016
Prazo para inscrição sem trabalho: até 31/08/2016

 

CATEGORIA VALOR
Alunos da Graduação - com apresentação de trabalho R$ 30.00
Alunos de Graduação - sem apresentação de trabalho R$ 25.00
Professores do Ensino Superior - com apresentação de trabalho R$ 60.00
Professores do Ensino Superior - sem apresentação de trabalho R$ 50.00
Profissionais da Educação Básica - com apresentação de trabalho R$ 30.00
Profissionais da Educação Básica - sem apresentação de trabalho R$ 25.00
Estudantes de Pós-graduação - sem apresentação de trabalho           R$ 25,00
Estudantes de Pós-graduação - com apresentação de trabalho R$ 30,00
Outros Profissionaos - sem apresentação de trabalho  R$ 25,00
Outros Profissionais - com apresentação de trabalho                       R$ 30,00


ALOJAMENTO PARA ESTUDANTES


O evento garantirá alojamento (somente) para as/os estudantes dos Campi do Estado do Piauí e de outros estados, desde que estes/estas façam a solicitação prévia, através do menu CONTATO no site, para a Coordenação da IV Semana de Educação.

 

A/o participante deve considerar que o alojamento estará disponível apenas nos dias do evento: 31/08/2016 a 02/09/2016.

A/o participante deve informar na solicitação:

Nome completo:

Endereço residencial:

Telefone de contato:

RG:

Curso e Instituição de Ensino:


Estado de origem:

O alojamento será nas próprias dependências (salas de aulas) da UFPI, obedecendo as normas internas de funcionamento da instituição, quanto à conduta, à preservação do patrimônio e aos horários.

Dúvidas podem ser endereçadas para: ivsemanaeducacaoufpicmrv@gmail.com 

 

ACESSO RÁPIDO